TERRA MÃE DE BAÍA FORMOSA

sexta-feira, 23 de abril de 2010

HISTÓRIA

Seu nome original, dado pelos índios, era Aretipicaba (bebedouro dos papagaios). O nome atual tem sua origem pela existência de uma baía em seu litoral (a única no Rio Grande do Norte). Seu povoamento teve início justamente pela baía, onde foi construído um pequeno porto de pesca. Em meados do século XVIII, a área já era utilizada, por grande fazendeiros, para recreação. Em 1877, a mando do latifundiário e dono do Engenho Estrela, João Albuquerque Maranhão, ocorreu a "matança de agosto". Dizendo-se dono da área, ele foi ao vilarejo e, juntamente com um grupo armado, tentou expulsar os moradores de lá. A resistência foi organizada pelo pescador Francisco Magalhães que, com mais quatorze homens armados, conseguiu rechaçar os invasores. Em novembro de 1892, o núcleo de pescadores tornou-se vila do município de Canguaretama e, nessa época, foi construída a capela de Nossa Senhora da Conceição

O município foi emancipado de Canguaretama através da Lei nº 2.338, de 31 de dezembro de 1958.

Limita-se com o município de Canguaretama (norte e oeste) e com o estado da Paraíba (sul). A leste é banhada pelo Oceano Atlântico.

A sede do município está a 6° 22’ 10” de latitude sul e 35° 00’ 28” de longitude oeste. A altitude é de 04 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 90 km. A pluviosidade média aferida no município, na Destilaria Baía Formosa, segundo o IDEMA é de 1.616,6 mm.

Ainda de acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo litólico eutrófico e bruno não cálcico. O solo tem aptidão regular e restrita para pastagem natural. Nas áreas correspondentes a bruno não cálcico, as terras são aptas para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. A área centro/norte têm terras indicadas para preservação da fauna e flora ou para recreação. Há, no município, uma área de reserva da Mata Atlântica, com aproximadamente 1.833 ha., aberta à visitação. É o maior trecho contínuo de mata preservada no Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAÍA FORMOSA-RN

BAÍA FORMOSA-RN
O município de Baía Formosa, no Estado do Rio Grande do Norte, localizado na mesorregião Leste Potiguar, sendo o último território praiano, lado SUL (NORTE é Tibau) fazendo divisa com o Estado da Paraíba. É uma vila de pescadores totalmente tranqüila, simples e aconchegante, que respira um ar inexplorado, com sua diversidade e aspecto selvagem da natureza. O visual da baía dourada e prateada, e suas águas que formam um belíssimo cartão postal, deram origem ao nome do local. Realmente trata-se de um cenário paradisíaco A região é repleta de praias desertas, rios encontrando com o mar, dunas, exuberantes lagoas de água doce e os atrativos da maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, a Mata Estrela, totalmente intocada. Bonita e entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um ar totalmente inexplorado. Situada no litoral sul do Rio Grande do Norte, Baía Formosa fica a 94 km de Natal, a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela estrada BR-101. A cidade localiza-se às margens de uma baía onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível. Não perca o final de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando do mar e relaxando ao sabor das ondas do mar. O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses a frase "Ó, que baía formosa!" teria sido exclamada

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENETE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.